Afinando o instrumento
No livro os “Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen Covey, o sétimo hábito é “Afine o instrumento” e fala sobre princípios para a autorenovação.
Stephen Covey aborda sobre a importância de dedicarmos cuidado para quatro dimensões do nosso “instrumento” o que, de forma resumida, envolveria:
- Dimensão física: exercícios físicos, boa alimentação, cuidar do estresse.
- Dimensão mensal: leitura, visualização, planejamento, escrita.
- Dimensão social / emocional: ajuda, empatia, sinergia, segurança interna.
- Dimensão espiritual: clareza de valores, envolvimento, estudo, meditação.
Relendo este capítulo do livro, vivenciando o final de 2020 (um ano pra lá de desafiador!) e a chegada de 2021, reflito sobre a importância do fechamento deste ciclo, colhendo os aprendizados e dedicando tempo para planejar as ações e colocar a “afinação do instrumento” na rotina e nas metas.
Para estar preparado para um ano desafiador, nada como “preparar-se” e dedicar cuidado para afinar o instrumento.
Há um ditado popular que diz: “O lenhador que mais produz não é aquele que trabalha sem parar, mas aquele que admite pausas para afiar seu machado.”
Para este início de ano, estruturei dois formatos de apoio para o cuidado com o planejamento de 2021:
- Bússola PDI: trabalho individual que irá te guiar para a realização do seu plano de desenvolvimento de forma abrangente, levando em consideração diferentes aspectos da sua jornada de desenvolvimento pessoal e profissional. Abrange um inventário de competências e um assessment a partir do Eneagrama (TSE Eneagrama 360˚®).
- Bússola RH: para profissionais e equipes de RH. Abrange um diagnóstico das práticas e programas de RH, avaliando o alinhamento aos objetivos do negócio. A partir do diagnóstico, trabalhamos em conjunto para realizar o plano de ação para a área.
Se quiser mais informações, só me escrever (meu e-mail rose@rosesilva.com), que te envio todos os detalhes!
Daqui desejo um excelente 2021 para você!