Planejamento Estratégico em Recursos Humanos

No universo complexo dos negócios, onde inovação, agilidade e eficácia são imperativos, o planejamento estratégico se torna a bússola essencial para os profissionais de Recursos Humanos (RH). Mais do que uma formalidade, é uma abordagem que não apenas define uma direção clara, mas capacita o RH a liderar com confiança, antecipar mudanças e impulsionar o potencial humano da empresa. Este artigo explora o papel vital do planejamento estratégico em RH, revelando como essa prática pode transformar a forma como o RH agrega valor à empresa.

Por que o Planejamento é Vital para o RH?

O planejamento estratégico para a área de Recursos Humanos é uma prática que favorece o alinhamento das ações da área aos objetivos da organização. Em um cenário onde as pessoas e suas competências são ativos valiosos, o planejamento permite que o RH:

1. Alinhe-se à Estratégia Organizacional:

Compreendendo o momento do negócio, seus desafios, estratégias e objetivos, o RH valida sua contribuição para o alcance dos objetivos organizacionais. Com a definição do planejamento estratégico, o passo seguinte é a realização de um trabalho de alinhamento com toda a equipe de RH, para que juntos possam desdobrar o plano de ação da área e as prioridades para cada subprocesso (Recrutamento, Onboarding, Engajamento, Treinamento, Desempenho, Remuneração, Carreira, Comunicação, etc.).

2. Antecipe as Necessidades de Talentos:

Prevendo as futuras necessidades de habilidades e competências, o planejamento estratégico de RH inclui o planejamento de pessoas da empresa. Ao prever a evolução do quadro de colaboradores, o RH estabelece prioridades relacionadas a como suprir as áreas da empresa com as pessoas e competências necessárias.

3. Promova o Desenvolvimento Pessoal:

Ter a equipe de RH capacitada para a entrega dos desafios a que está se propondo realizar é um fator chave de sucesso para a realização do planejamento estratégico. Desta forma, elaborar e implementar planos de desenvolvimento individualizados para a equipe é uma prática altamente recomendada.

4. Adapte-se a Mudanças do Mercado:

É necessário também que o RH esteja preparado para as mudanças de contexto, realizando os ajustes em seu plano de ação visando as adaptações necessárias. Ao participar das reuniões periódicas junto à gestão sobre o andamento do que foi planejado versus o que foi realizado dentro do contexto do negócio, bem como a partilha para a gestão dos principais indicadores do negócio relacionados a pessoas, a área de RH poderá discutir e propor para a gestão a necessidade de ajustes e redirecionamentos no seu planejamento.

5. Mensure o Sucesso e a Eficiência:

Definir indicadores de desempenho é fator chave para medir o sucesso das iniciativas de RH e sua contribuição para os objetivos organizacionais. Assim como avaliar a eficiência dos processos e implementar a melhoria contínua dos programas e práticas da área. Estabelecer um calendário de reuniões periódicas da equipe de RH para o acompanhamento do que foi realizado versus o planejado, avaliação de resultados e discussão dos redirecionamentos é uma prática eficaz.

Faça acontecer

O planejamento estratégico é o alicerce para a efetividade e sucesso da área de Recursos Humanos. Porém, muitas vezes requer que a área de RH exerça sua influência e protagonismo para a importância de ser parte efetiva do planejamento estratégico do negócio. Entretanto, somente a influência para se ter ter um assento na “mesa de negócios” não é suficiente. Este lugar precisa ser conquistado a partir de uma atuação estratégica da área e de resultados efetivos que comunicam como a área agrega valor tangível para a empresa.