Reflexões sobre Gestão do Desempenho

Um tema ainda bem aquecido nas discussões sobre Gestão de Pessoas é Desempenho.

Muito se tem falado sobre a importância de feedbacks mais frequentes, de se olhar para a construção do desempenho futuro versus avaliar o passado.

Que mudanças vem sendo discutidas?

O quadro a seguir apresenta um resumo de tendências que vem sendo discutidas para os programas de Gestão do Desempenho:

Refletindo sobre seu programa

Ao refletir sobre o modelo adotado em uma organização, proponho algumas questões:

  • O que a organização quer alcançar através do programa de Gestão do Desempenho?
  • Como o programa está alinhado à estratégia de negócio?
  • Como os objetivos da empresa são definidos? São revistos ao longo do ano?
  • Que impacto isto tem na definição / revisão dos objetivos das áreas / times / individuais?
  • Como o feedback acontece na empresa? Com que frequência?
  • Como os erros são tratados? Como aprendemos com os erros?
  • Que características da cultura da empresa o programa tem ajudado a construir?

Estas são algumas perguntas iniciais que permitem avaliar também sobre como o programa de gestão de desempenho tem contribuído com a organização para impulsionar:

  • Colaboração
  • Engajamento
  • Aprendizado
  • Resultados

Cada organização é única. Desta forma, não existe um modelo de gestão do desempenho melhor do que outro, mas o que faz mais sentido para cada organização.

Se quiser trocar ideias ou participar de um workshop sobre gestão do desempenho, envie um e-mail para rose@rosesilva.com para receber informações.

“Tudo em uma organização está conectado como em um ecossistema: clientes, produtos, serviços, tecnologia, estrutura organizacional, sistema de recompensa e assim por diante. Para melhorar o desempenho organizacional e individual, precisamos entender todas estas conexões.”

(Rumler & Brache – Overview of the 3 levels of performance).