Reflexões sobre Gestão do Desempenho
Um tema ainda bem aquecido nas discussões sobre Gestão de Pessoas é Desempenho.
Muito se tem falado sobre a importância de feedbacks mais frequentes, de se olhar para a construção do desempenho futuro versus avaliar o passado.
Que mudanças vem sendo discutidas?
O quadro a seguir apresenta um resumo de tendências que vem sendo discutidas para os programas de Gestão do Desempenho:
Refletindo sobre seu programa
Ao refletir sobre o modelo adotado em uma organização, proponho algumas questões:
- O que a organização quer alcançar através do programa de Gestão do Desempenho?
- Como o programa está alinhado à estratégia de negócio?
- Como os objetivos da empresa são definidos? São revistos ao longo do ano?
- Que impacto isto tem na definição / revisão dos objetivos das áreas / times / individuais?
- Como o feedback acontece na empresa? Com que frequência?
- Como os erros são tratados? Como aprendemos com os erros?
- Que características da cultura da empresa o programa tem ajudado a construir?
Estas são algumas perguntas iniciais que permitem avaliar também sobre como o programa de gestão de desempenho tem contribuído com a organização para impulsionar:
- Colaboração
- Engajamento
- Aprendizado
- Resultados
Cada organização é única. Desta forma, não existe um modelo de gestão do desempenho melhor do que outro, mas o que faz mais sentido para cada organização.
Se quiser trocar ideias ou participar de um workshop sobre gestão do desempenho, envie um e-mail para rose@rosesilva.com para receber informações.
“Tudo em uma organização está conectado como em um ecossistema: clientes, produtos, serviços, tecnologia, estrutura organizacional, sistema de recompensa e assim por diante. Para melhorar o desempenho organizacional e individual, precisamos entender todas estas conexões.”
(Rumler & Brache – Overview of the 3 levels of performance).