Aprendizagem e Desenvolvimento nas Organizações

O papel das áreas de Desenvolvimento nas empresas vem se transformando. Continuamente os colaboradores tem acesso a novos conteúdos, ferramentas e plataformas que contribuem para o aprendizado.

Conhecimento disponível

Vivemos uma época em que temos uma infinidade de informação disponível. Todos os dias são criados 2.5 quinquilhões de bytes de dados¹, trazendo a natural dificuldade de filtrar e digerir tanta informação.

A pergunta que fica é “o que é importante aprender para o meu trabalho e minha carreira na organização”?

Repensando o papel das áreas de desenvolvimento

O que podemos fazer para contribuir com este processo de aprendizado que acontece de forma paralela às ações da empresa? Qual passa a ser o papel das áreas de Desenvolvimento?

O artigo da Bersin Deloitte “Aprendizagem e Desenvolvimento Invisível” (“Invisible L&D – http://www.bersin.com/Blog/post/Invisible-LD.aspx) traz uma reflexão interessante sobre esta realidade.

Trago aqui algumas perguntas apresentadas neste artigo e que podem contribuir para a reavaliação da atuação das áreas de desenvolvimento:

  • Como podemos facilitar o acesso aos recursos que nossos colaboradores precisam para se desenvolver? Que recursos são estes?
  • Como podemos identificar e disseminar quem possui determinados conhecimentos e experiências na empresa?
  • Como os colaboradores estão compartilhando seus aprendizados? Como podemos contribuir para tornar este processo cada vez mais efetivo?

Curadoria do Desenvolvimento

As áreas de aprendizagem corporativa passam a ter um papel voltado para a “Curadoria do desenvolvimento”.

Assumir o papel de “Curador do desenvolvimento” implica entender o que é importante que o outro conheça e disponibilizar este conhecimento. Fazer o filtro do conteúdo existente e disponibilizar o que realmente importa. É também extrair o aprendizado das experiências que acontecem na organização.

O papel de Curadoria de Desenvolvimento implica:

  • Compreender e identificar o que a organização precisa desenvolver em termos de capacidades e competências
  • Desenvolver uma arquitetura do aprendizado
  • Fomentar na organização a cultura para aprendizagem
  • Extrair aprendizado da organização
  • Engajar os colaboradores para que contribuam com a criação de conteúdo a partir de suas experiências e conhecimentos
  • Usar a tecnologia para gerenciar conteúdo, disponibilizando e orientando os colaboradores sobre conteúdos importantes e disponíveis
  • Contribuir para dar sentido a uma infinidade de informações

De forma simples, ao repensar o trabalho da área de desenvolvimento, podemos começar com uma pergunta: o que é importante desenvolver,  aperfeiçoar e compartilhar?

¹http://www.vcloudnews.com/every-day-big-data-statistics-2-5-quintillion-bytes-of-data-created-daily