Repensar e redesenhar programas de gestão de pessoas

Que qualidades sua empresa quer ter na relação com seus colaboradores? Estas qualidades estão presentes nos programas de gestão de pessoas?

Há momentos em que questionamos alguns programas por percebermos falta alinhamento. E é comum a descontinuidade de práticas importantes, como gestão do desempenho, programas de reconhecimento, pesquisa de clima, entre outras, por terem sua efetividade questionada na empresa. Ou mesmo a continuidade das práticas, mas a percepção de que os critérios não são justos e transparentes.

Gestão de pessoas e metas

Pense em um programa de remuneração variável baseado no alcance de metas. Como lidamos com um gestor que alcançou 100% das metas, mas teve metas pouco desafiadoras. E um gestor que alcançou 90% das metas, mas teve metas muito mais ousadas…. Nesta situação, há vários aspectos que precisam ser avaliados para serem posteriormente melhor alinhados: o processo de definição, alinhamento e validação das metas e resultados; um processo amplo de avaliação de desempenho; o processo para se tomar decisões de remuneração (fixa e variável).

Gestão de pessoas: processo de integração de novos colaboradores

Outro exemplo seria o processo de integração de novos colaboradores. Se faz diferença que os colaboradores cheguem na empresa  com uma visão ampla sobre como funciona o negócio, abordar a cadeia de valor da empresa na integração pode contribuir para que o colaborador compreenda o papel da sua área e quais comportamentos fazem a diferença para o negócio prosperar. E uma conversa com novos colaboradores, após 90 / 180 dias sobre valores e cultura pode muito contribuir para a compreensão e adaptação ao jeito de ser da empresa.

E emerge a busca por programas de gestão de pessoas que tenham critérios justos, claros, transparentes, alinhados às características do negócio, à cadeia de valor da empresa, aos valores e cultura, ao perfil e satisfação dos colaboradores.

Redesenho dos programas e trabalho em grupo

Nestes momentos, podemos trabalhar o redesenho dos programas a partir de um processo de  trabalho em grupo, reunindo metodologias que apóiam o processo de avaliação, desenho, implementação e comunicação, como o Design Thinking, Canvas, Focus Groups, entre outras.

O processo de revisão abrange as etapas de avaliação da prática atual, mobilizar a equipe que participará do redesenho, prototipar, elaborar o novo desenho, validar e implementar. E após implementado, o time de desenho fará avaliações periódicas sobre o sucesso do programa, buscando ajustes e a melhoria contínua.

Qual programa sua empresa quer reavaliar e redesenhar na gestão de pessoas? Quer conhecer melhor este processo ou conversar sobre a revisão de um programa da sua empresa? Estou à disposição em rose@rosesilva.com.