Programas de Reconhecimento e Recompensa

Programas de reconhecimento e recompensa são considerados entre os critérios de avaliação de diversos estudos sobre o que torna um local de trabalho diferenciado. Citando alguns exemplos:

  • Pesquisa Melhores Empresas para Você Trabalhar (Revista Você S/A) considera “Gestão do Reconhecimento e Recompensa” como uma das 12 dimensões avaliadas.
  • A Deloitte considera “Cultura de Reconhecimento” como um dos fatores da dimensão “Ambiente de Trabalho Positivo”, como parte de seu modelo “Simply Irresistible Organizativos TM Modelo” (“Modelo de Organizações Simplesmente Irresistíveis”).
  • Na pesquisa da Gallup para mensurar o engajamento dos colaboradores, reconhecimento está entre as 12 questões.

E os colaboradores querem ser reconhecidos pelo seu valor, contribuição e dedicação. Em uma pesquisa global realizada pela consultoria BCG (Boston Consulting Group) junto a 200.000 profissionais sobre o que buscam em um trabalho, o aspecto que aparece em primeiro lugar foi “Reconhecimento pelo trabalho” (Appreciation for your work), conforme quadro a seguir.

Programas de reconhecimento e recompensa têm um papel importante nas práticas de gestão de pessoas na realidade atual considerando que, com a diminuição dos níveis hierárquicos, as promoções são cada vez mais raras, bem como a verba para aumentos salariais por mérito.

Existe diferença entre reconhecimento e recompensa?

Reconhecimento

O reconhecimento é uma ação que pode ou não envolver um pagamento em dinheiro (ou algo de valor), mas que transmite a mensagem: “a empresa identificou seu esforço / ação / comportamento diferenciado e quer agradecê-lo e parabenizá-lo por isso”.

A organização irá reconhecer os aspectos que considera importante valorizar, podendo ser: ideia inovadora, obtenção de uma certificação, tempo de dedicação (tempo de empresa), iniciativas de trabalho voluntário, entre outras. Cada organização identifica os aspectos que serão foco de reconhecimento e que fazem sentido para o seu negócio, cultura e valores.

Algumas formas comuns de se manifestar o reconhecimento são: elogio feito de forma particular ou pública, um e-mail, publicar na intranet da empresa, um ingresso para um programa cultural ou esportivo, um almoço.

Recompensa

Programas de recompensa envolvem o pagamento monetário ou a retribuição com algo de valor, em função de um resultado diferenciado para a empresa ou a conclusão de um projeto crítico, por exemplo.

Este tipo de programa normalmente é utilizado de forma independente dos programas de bônus e participação nos resultados, que têm um foco maior na apuração de resultados semestrais ou anuais.

A recompensa permite incentivar a conclusão de etapas importantes e que colocam a empresa no rumo dos resultados desejados.

O valor da recompensa pode variar: de um valor fixo pequeno até um percentual sobre o retorno atingido em um projeto.

Quando usar um ou outro?

De forma simplificada, podemos dizer que a recompensa pode ser utilizada para resultados tangíveis, diferenciados e pontuais. O reconhecimento pode ser utilizado para valorizar e destacar um esforço, um comportamento, uma ação que estejam alinhados ao que a organização valoriza.

O gestor é quem normalmente identifica a necessidade de se reconhecer e / ou recompensar determinados colaboradores ou equipes. Porém, pode ficar na dúvida sobre como proceder nestes casos se a empresa não tiver esta prática formalizada.

Desta forma, desenvolver programas formais de Reconhecimento e Recompensa, que façam sentido para a organização, são oportunidades de se impulsionar a criação de uma cultura de reconhecimento, definindo critérios claros do que quer reconhecer e recompensar, bem como capacitando os gestores para a aplicação destas práticas.