9 competências para RH: o estudo de Dave Ulrich

Uma questão que comumente surge entre profissionais de Recursos Humanos é: “Como posso avaliar se estou agregando valor para a empresa? Que indicadores devo monitorar como RH?”

Antes de pensarmos em “o que medir”, podemos dar um passo antes e avaliar que competências contribuem para que Recursos Humanos gere impacto positivo nos colaboradores e traga resultados para a organização.

Dave Ulrich e Wayne Brockbank conduzem há 30 anos a pesquisa “The Human Resource Competency Study”, com o apoio do RBL Group e da Ross School of Business da Universidade de Michigan.

A última edição da pesquisa foi publicada no início de 2016, contou com a participação de mais de 30.000 profissionais de diversos países, sendo 2001 participantes da América Latina. A pesquisa teve 123 questões relacionadas a aspectos da atuação de Recursos Humanos e trouxe como resultado 9 competências principais para a área.

As 9 competências foram então agrupadas em:

  • Competências fundamentais (Core drivers);
  • Competências organizacionais (Organization enablers);
  • Competências de serviço / apoio (Delivery enablers).

Competências fundamentais (Core drivers)

  • Posicionador estratégico (Strategic positioner): capacidade de traduzir a estratégia do negócio em uma estratégia para gerenciar pessoas.
  • Ativista confiável (Credible activist): capacidade de atuar de forma a unir as dimensões pessoas e negócios com energia, sensibilidade e impacto, atuando de forma íntegra.
  • Navegador entre paradoxos (Paradox navigator): habilidade para gerenciar as tensões, as polaridades inerentes ao negócio (mudança x estabilidade; curto x longo prazo; global x local; estratégico x operacional).

 Competências organizacionais (Organization enablers)

  • Líder da cultura e mudanças (Culture and change Champion): capacidade de avaliar, articular e contribuir para moldar uma cultura que facilite o alcance de patamares superiores de desempenho.
  • Guardião do capital humano (Human capital curator): capacidade de gerenciar o fluxo de talentos, desenvolvimento de pessoas e líderes, promovendo o desempenho individual e construindo capacidade técnica.
  • Gestor de recompensas (Total rewards steward): capacidade de gerenciar recompensas financeiras e não financeiras, promovendo um equilíbrio justo pelo trabalho realizado

Competências de serviço / apoio (Delivery enablers)

  • Integrador de tecnologia e mídas (Technology and media integrator): habilidade de usar a tecnologia e mídias sociais como apoio ao trabalho e entrega de valor.
  • Designer e intérprete de análises (Analytics designer and interpreter): habilidade de analisar dados, fazer correlações e gerar informações que contribuam para a tomada de decisão.
  • Gestor de compliance (Compliance manager): conhecimento e aplicação dos requisitos legais, atuando de forma a prevenir riscos.

Considero esta pesquisa um importante recurso para avaliarmos nossos pontos fortes e identificarmos quais destes aspectos podemos desenvolver e aprimorar, buscando agregar valor ao negócio e aprimorar nossa atuação.

Os resultados deste estudo estão disponíveis no livro “Victory through organization” (autores Dave Ulrich, David Kryscynski, Mike Ulrich e Wayne Brockbank). As definições das competências foram traduzidas e adaptadas para o português por Rose Silva.