Ciclo virtuoso de competências e resultados

Quando pensamos nas organizações, ao que cada uma se propõe como empresa e do ponto de vista de gestão de pessoas, temos que avaliar: que capacidades esta organização precisa ter para entregar os resultados desejados?

Neste ciclo de ter objetivos, uma estratégia para atingi-los, capacitar para alcançar, podemos enxergar todo um processo voltado para resultados e aprendizagem.

Um conceito que utilizo e aplico nas organizações, tanto nos processos de consultoria como de coaching,  é o “Ciclo virtuoso de competências e resultados” de Dave Ulrich e Norm Smallwood.

Este conceito apresenta de forma clara que a efetividade da liderança e de seus colaboradores é o produto das competências (ou atributos, palavra originalmente utilizada no conceito) e dos resultados que são alcançados,  como apresentando na imagem a seguir.

Quando nos propomos ao aprimoramento, crescer nas competências requeridas  pela organização e para nosso nível  de atuação, tanto líderes como contribuidores individuais, estamos mais preparados para alcançar resultados.

E que todo o processo de atuação rumo aos resultados também se transforma em aprendizado, competências.

Proponho algumas questões para reflexão:

  • Como este conceito se aplica na sua empresa?
  • Quais são as competências requeridas na sua organização?
  • Como os resultados são avaliados e mensurados?
  • Como a aprendizagem tem ocorrido?

Se quiser receber por e-mail as publicações que tenho feito, inscreva-se na newsletter neste link.