Ciclo virtuoso de competências e resultados
Quando pensamos nas organizações, ao que cada uma se propõe como empresa e do ponto de vista de gestão de pessoas, temos que avaliar: que capacidades esta organização precisa ter para entregar os resultados desejados?
Neste ciclo de ter objetivos, uma estratégia para atingi-los, capacitar para alcançar, podemos enxergar todo um processo voltado para resultados e aprendizagem.
Um conceito que utilizo e aplico nas organizações, tanto nos processos de consultoria como de coaching, é o “Ciclo virtuoso de competências e resultados” de Dave Ulrich e Norm Smallwood.
Este conceito apresenta de forma clara que a efetividade da liderança e de seus colaboradores é o produto das competências (ou atributos, palavra originalmente utilizada no conceito) e dos resultados que são alcançados, como apresentando na imagem a seguir.
Quando nos propomos ao aprimoramento, crescer nas competências requeridas pela organização e para nosso nível de atuação, tanto líderes como contribuidores individuais, estamos mais preparados para alcançar resultados.
E que todo o processo de atuação rumo aos resultados também se transforma em aprendizado, competências.
Proponho algumas questões para reflexão:
- Como este conceito se aplica na sua empresa?
- Quais são as competências requeridas na sua organização?
- Como os resultados são avaliados e mensurados?
- Como a aprendizagem tem ocorrido?
Se quiser receber por e-mail as publicações que tenho feito, inscreva-se na newsletter neste link.