2 perguntas fundamentais para feedback entre pares

Quando falamos em feedback o mais comum é pensarmos no que ocorre entre um gestor e um colaborador do seu time.

Mas e sobre o feedback entre pares? Entre pessoas que trabalham em uma mesma equipe ou em equipes diferentes, mas que têm uma interação e interdependência no trabalho?

É comum estas conversas de alinhamento ou feedback deixarem de acontecer. Alguns problemas podem ir se acumulando e como resultado surgir uma “adaptação” de um à forma de se trabalhar do outro  ou mesmo evoluir para um conflito.

Processos de avaliação 360, onde se inclui a avaliação de pares, podem contribuir.  Mas e se não temos um processo de avaliação 360 na empresa, que outros caminhos podem existir?

Recentemente em um trabalho com um grupo de líderes de uma empresa fizemos um exercício simples, mas que pode ajudar nesta conversa entre pares.

Feedback: duas perguntas fundamentais

O exercício resume-se a duas perguntas. Individualmente cada pessoa avalia sobre esta relação de trabalho com seu par:

  • O que eu considero que posso fazer para melhor contribuir no seu trabalho?

  • O que eu considero que você pode fazer para melhor contribuir com o meu trabalho?

Depois de refletirem individualmente sobre estas duas perguntas, vem a conversa: discutir, alinhar diferenças, encontrar caminhos para que a colaboração seja mais efetiva.

As conversas nem sempre são fáceis, mas é possível começar, encontrar um ponto até o qual conseguimos evoluir e continuar em outros momentos para novos avanços.

Precisa de mentoria? Quer aprimorar os feedbacks na sua empresa? Estou à disposição em rose@rosesilva.com.